Projeto Formados para Crescer

Renovação Carismática Católica do E.S


Ministério Jovem e CEFAS - Arquidiocese de Vitória - Área Benevente


PROJETO FORMADOS PARA CRESCER



APRESENTAÇÃO:

“Para cumprir sua missão com responsabilidade pessoal, os leigos necessitam de sólida formação doutrinal, pastoral, espiritual e adequado acompanhamento para darem testemunho de Cristo e dos valores do Reino no âmbito da vida social, econômica, política e cultural.”

(Documento de Aparecida – A Comunhão dos Discípulos Missionários na Igreja – Parágrafo 212)

Há mais de um ano o Senhor tem tocado o coração dos representantes do Ministério Jovem da área Benevente, num ardente desejo de formar discípulos missionários para Cristo. Pois no decorrer de nossa caminhada com os jovens de nossa área percebemos que Deus tem transformado e isso é maravilhoso, mas logo após não encontram suporte pra firmar seus passos, pelo menos de forma há suprir suas necessidades, dentro de sua realidade própria do seu estado de vida de jovem, já que buscam algo que de sentido a sua vida e isto só Deus pode fazer (Doc. de Aparecida - 3º Parágrafo – pág. 264).
Dentro deste quadro também ressaltamos com alegria que não apenas era nosso desejo mas o de Deus que este projeto de evangelização para formação de discípulos missionários se concretizasse quando a V Conferência Geral do Episcopado Latino – Americano e do Caribe veio confirmar isto lembrando da missão dos leigos em atuar como discípulos missionários no mundo, colaborando na formação de comunidades cristãs e na construção do Reino de Deus no mundo, capacitando aqueles que possam acompanhar espiritualmente e pastoralmente a outros (Doc. de Aparecida – O Caminho de Formação dos Discípulos Missionários – Parágrafo 282-283).
E para dar certeza da realização deste projeto, vimos a mão de Deus, de novo, quando este ano foi declarado, também, como Ano Catequético com o tema: “Catequese, caminho para o discipulado.”
Com isto, queremos atender ao chamado feito na V Conferência aos movimentos eclesiais que tem pedagogia orientada à evangelização dos jovens a colocar mais generosamente suas riquezas carismáticas, educativas e missionárias a serviço das Igrejas locais.
Diante do exposto, apresentamos o projeto: FORMADOS PARA CRESCER


· OBJETIVO:

Percebendo a necessidade de fortalecer, amadurecer para fazer crescer os jovens de nossos Grupos de Oração no caminho do discipulado missionário de Cristo é que queremos realizar este projeto.


· A QUEM SE DESTINA:

· Num primeiro momento, principalmente aos jovens que servem no ministério jovem, pois necessitam de base firme para podermos prosseguir com os projetos missionários e evangelizadores do ministério. Mas deixando espaço para que jovens e pessoas que exercem papel de liderança nos Grupos além de formar discípulos para dar continuidade a este projeto e ampliá-lo.
· Num segundo momento, estender este projeto a todos os jovens que iniciam sua caminhada ou que buscam conhecimento e formação cristã, independente de estar ou não a serviço da Igreja.


· ESTRUTURA E ORGANIZAÇÃO DO PROJETO:

A partir do momento que percebemos que este projeto, por moção que Deus nos deus, pode crescer muito, buscamos ajuda à pessoas que pudessem nos auxiliar nesta missão, que tivesse grande conhecimento para montar este projeto no seu conteúdo. E esta pessoa foi indicada por Deus e que se prontificou a estar conosco nesta missão que é o Alessandro (hoje está no Ministério Arquidiocesano de Pregação representando nossa área).
Este projeto está estruturado para dar uma base sólida para os jovens que engloba todos os aspectos da vida cristã, seguindo diretrizes da nossa Igreja como o Documento de Aparecida, o CIC, A Palavra de Deus, entre outros documentos. Além da busca de pessoas e projetos que possam dar apoio neste projeto.
O projeto está dividido por ciclos que ao todo são cinco, onde cada ciclo possui um número de temas que de acordo com a organização dos mesmos darão continuidade aos outros. Este projeto prevê 20 encontros mensais para que se possa fechar a formação em seus cinco ciclos com um número determinado de encontros relacionados.
Para melhor aprendizagem e qualidade do mesmo, foi estipulado formação de uma turma de no máximo 40 pessoas. Como dito anteriormente, neste primeiro momento daremos prioridade aos servos e jovens que trabalham com o ministério jovem, que nos ajudaram a dar continuidade ao projeto (ampliá-lo) e alguns convidados.
O tempo de cada encontro será de 3:30hs, sempre aos domingos de manhã das 8:30hs às 12:00hs, uma vez por mês em datas pré-estabelecidas.
Em sua programação está contida pregação, momento de oração, dinâmicas, usos de material visual, entre outras coisas, tudo de acordo com os temas abordados e não esquecendo que o Espírito Santo é quem guia, por tanto esta programação não é inalterável, podendo sofrer modificações caso seja necessário para o bem e melhor da formação e projeto. Poderá haver também, se conseguirmos viabilizar, uma mini livraria para obtenção e possível doação de material didático como livros, documentos, Biblías para serem adquiridas por quem participa.



Para maiores esclarecimentos – Contato:
· Vitor: (28) 9252-5957
· Lúbio: (27) 9800-1592
· Alessandro: (27) 8808-5597


PROJETO MANHÃ DE FORMAÇÃO

1º CICLO: “A PALAVRA DE DEUS”
1º Encontro = *Ser discípulo do Mestre. (Batismo =Vocação de ser Cristão).
*Ser Apóstolo = Levar discípulos ao Mestre.
2º Encontro = *As Sagradas Escrituras (e seu uso).
*A Importância das Sagradas Escrituras.
3º Encontro = *A Sagrada Tradição.
*A Sagrada Tradição nos Santos Padres.
4º Encontro = *O Sagrado Magistério.
*A Igreja e a Parusia.
5º Encontro = *A Lectio Divinae.
*Desafios da vida de oração e várias técnicas e métodos.
6º Encontro = *As Sagradas Escrituras e a Imagem de Deus (Antigo Testamento).
*As Sagradas Escrituras e a Pessoa de Jesus (Novo Testamento e veracidade).

2º CICLO: “APOLOGÉTICA”
7º Encontro = *Os Anjos.
*O Culto aos Santos e a idolatria.
8º Encontro = *Nossa Senhora segundo os Dogmas da Igreja.
*Nossa Senhora segundo suas Aparições e Títulos.
9º Encontro = *Céu e Inferno.
*Purgatório.
10º Encontro = *História da Igreja. (Parte I)
*História da Igreja. (Parte II)

3º CICLO: “5 PEDRINHAS”
11º Encontro = *Escatologia nas Sagradas Escrituras.
*Escatologia nas Revelações Particulares.
12º Encontro = *Nova Era e outros ataques aos princípios e valores cristãos.
*Notícias e Acontecimentos atuais confirmam ameaças ao cristianismo.
13º Encontro = *A Eucaristia nas Sagradas Escrituras.
*A Eucaristia na palavra da Igreja, na vida e ensinamento dos Santos.
14º Encontro = *A Santa Missa.
*O Sacramento da Confissão.
15º Encontro = *O Rosário.
*O Jejum.

4º CICLO: “MORAL CATÓLICA”
15º Encontro = *Auto - Conhecimento.
*Relacionamento.
16º Encontro = *A Liberdade e o PHN.
*“Não Matarás” (Aborto, Eutanásia, Suicídio, Homicídio, Guerra, etc.).
17º Encontro = *A Cura da Afetividade e Sexualidade.
*Castidade (métodos contraceptivos, segunda união, masturbação, etc).

5º CICLO: “VIDA MISSIONÁRIA”
18º Encontro = *O Chamado pessoal a ser missionário.
*As urgentes necessidades da messe.
19º Encontro = *As estratégias do projeto CEFAS.
*A criatividade a serviço da Evangelização.
20º Encontro = *Fórum - debate sobre Evangelização.

0 comentários: